sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TEORIAS APOCALIPTICAS - TEXTO 1 - O CELULAR

Esse texto foi feito por mim como parte dos trabalhos pedidos na disciplina O corpo do corpo docente do curso Linguagens da Arte

O CORPO DO CORPO DOCENTE
RELATO DE OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO

Nos últimos 5 ou 10 anos não tem nada que venha afetando mais o comportamento e o relacionamento social das pessoas do que o celular.
Para muitos o celular tornou-se uma extensão do corpo, as pessoas andam com ele na mão, pendurado ao pescoço, no bolso da calça ou da blusa e preso na cintura.
Todos, ricos, pobres, crianças, jovens, adultos e velhos estão usando celular, desejo de consumo de muitos, cada vez mais seu uso abre caminho em lugares que antes não faziam falta e que não eram bem vistos, como: no ônibus ou transporte público, na escola e sala de aula, no trabalho, no hospital, no banheiro, no cinema ou teatro, nesses lugares e em outros existem leis que parece que ninguém conhece ou que todos ignoram.
Já ficou normal presenciarmos discussões, conversas intimas, troca de informações sigilosas como senhas de banco e conversas sem pé ou cabeça e que parecem que o único objetivo de estarem acontecendo é apenas o uso do aparelho. Há pessoas que afirmam que sair sem celular é como se estivessem saindo nuas de casa, e que é impossível viver sem celular hoje em dia.
Eu não uso celular e já senti muitas vezes e ainda sinto muita pressão de amigos, e familiares pedindo e tentando me convencer ser adepta do celular, outras pessoas ficam horrorizadas ou admiradas quando digo que não tenho celular por opção.
Voltando de ônibus para casa da escola onde trabalho na periferia da zona norte, observo alunos de outras escolas que estão indo estudar, passando e repassando seus aparelhos uns para os outros com música alta e normalmente funk, nem percebem que existem outras pessoas no ônibus, o fato de ter um celular moderninho, colorido e personalizado com “os rits do momento” parece afirmar sua existência naquele grupo.(só naquele grupo!?)
Paradas ou andando vejo as pessoas se fechando em mundos paralelos nas telinhas de seu celular com joguinhos, lista de contados ou verificando mensagens, o celular também funciona como um grande aproximador de distanciamentos, uma vez que cada vez mais as pessoas estão se olhando menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário