sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A historia da pipoca

A pipoca é um caso curioso da natureza. Deriva de espigas de milhos nanicas ao se comparar com as espigas normais, e que teriam um fim muito triste, o lixo, mas que teve uma nova história por conta do acaso. Surgiu há mais de mil anos atrás, quando algum índio americano teve a idéia de debulhar as espigas e colocar os grãos nanicos em uma panela para tentar amolecê-los e comê-los, mas de repente os grãos começaram a estourar e se transformando em uma flor branca e macia, muito diferente do que eles já haviam visto. Os índios a utilizavam tanto como alimento como enfeite para os cabelos.
Se pensarmos pela transformação que esses grãos passam, de ser a princípio aquele grão duro, pequeno, e depois transformar-se na flor branca e macia, podemos também pensar que esta transformação é muito simbólica.
Ao ver aquela panela com óleo quente a pipoca deve pensar: “vou morrer”, nem imaginando o que está por vir e a transformação pela qual passará. O fogo é o caminho da transformação. Ao abrirmos a tampa da panela, lá está a maravilhosa flor branca, transformada, modificada, e sabendo que é diferente, quer sair para ganhar o mundo e se espalhar pelo planeta, como estrelas para abrilhantar cada um de nós e nos inspirar também para passar por essa transformação.

Um comentário:

  1. E quem diria que a Susana iria contar a história da simples pipoca tão maravilhosamente. Adorei!

    ResponderExcluir